sexta-feira, 15 de maio de 2009



Tertúlia Virtual

Tema:"Você irá passar 10 anos numa pequena ilha deserta, no Pacífico, sem electricidade, telemóvel, tv e internet e só poderá levar 5 coisas (objectos e/ou pessoas). Quais seriam?"

Confesso que a 1ª vez que li qual era o tema desta tertúlia o fiz na diagonal.,

Distraída como sou, fiquei com a ideia de que iria passar 10 dias numa ilha deserta, no Pacífico, blá blá blá...

"Maravilha! 10 dias numa ilha com calor, água quente e límpida, areia branca... Boa! Levo o Gil (o meu marido), máquina fotográfica, um livro, o kit de higiene dental e o protector solar. Está feito! Roupa, para quê, se vamos estar sempre na praia? Comida? Ora, o que a Natureza nos oferecer!"- pensei, já a imaginar as paradísiacas férias a dois.

Há uns dias fui ver com mais atenção, para ir "fermentando" a postagem e arregalei os olhos quando realizei que, afinal, eram 10 anos!!!


10 ANOS???!!!
Calma, mas desta vez querem mesmo acabar com a pouca sanidade mental da minha

pessoa!

Como é que eu faço agora? Vou escolher o Quê? Quem? Como?





Como sou uma pessoa prática, os objectos foram imediatamente postos de lado. O engenho é fruto da necessidade e lá me haveria de desenvencilhar, tipo Robinson Crusoe e o seu Sexta-Feira.
Agora, o Grande problema: Quais os Sexta-Feira que iria levar?

Bom, os 3 filhos, claro (a neta não conta porque ainda viaja na barrigota da mãe, menos uma preocupação), o marido (felizmente sou monógama), o genro (graças a Deus, a filha também é!).

Atingi os 5!!! (3+1+1=5, é nestas alturas que fico feliz por ter sido professora de Matemática...).

Ai e as minhas cadelinhas? Bem, animais não são objectos e também não são pessoas, por isso poderia sempre argumentar que havia omissão na lei que regulamenta esta viagem (acho que me safáva com isto, desde que nenhum organizador fosse advogado).

De qualquer forma: Iris, Hathor, Petra e Zara para o barco, JÁ!

Pois é, até parecia perfeito. Estou farta da crise, da insegurança, da violência, da poluição, etc, etc, etc...





MAS...














E os meus queridos pais, alguns familiares que eu não dispenso, um punhado de bons e queridos amigos que sempre me acompanham nos melhores e piores momentos???
NÃO, não posso ir, lamento, não consigo.

10 anos é muito, muito tempo para mim. Já cá ando há 5 décadas, faltam-me quantas? 2? 3? não quero perder uma longe de quem amo.




Mas se a regra for essa e não puder voltar atrás, seja, eu vou!

Parto sem alma e coração. Serei um objecto. Nem planta, sequer.
Porque planta não tem coração, mas SENTE!!!











51 comentários:

  1. Muito bom, Gaby!

    Gostei do seu humor e concordo com vc quanto a duração, o Edu quer nos matar a todos! rs

    A opção de levar a família parece predominar na coletiva! Isso é ótimo!


    bjs,

    ResponderEliminar
  2. Uau!!!!!
    Literalmente escolhas feitas pelo e para o coração!! Lindo!!
    ADOREI!!
    Boa viagem pra você e sua familia!!
    Até a volta!

    Xêros
    Raquel

    ResponderEliminar
  3. Gaby,
    Gostei bastante da tua lista.
    Também participo da Tertúlia.
    Bjos,
    Paulinha
    http://twitter.com/miss_hippie

    ResponderEliminar
  4. Gaby
    Pode ser que cada uma das pessoas possa levar 5 coisas... dava jeito!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Og Gaby 58, desculpa lá pá! Mas eu só ia se o meu blackberry me acompanhasse. Já viste eu a passear as cadelinhas e enquanto elas brincam eu não ter o tlm para falar? E depois como vou eu saber onde anda cada uma delas? É que este blackberry tem os chips de cada uma delas incorporados. Além disso, como monógama, também não vais desconfiar que eu andasse à procura de alguma nativa numa ilha onde nem sequer há sinal de celulares! Portanto, decidi tb que não vou. Ficarei como planta que sente e vive. E o meu coração também. É partilhado por todos estes seres vivos que fazem parte do nosso agregado familiar, até que a "malvada" nos vá concedendo cada dia um minuto de liverdade de VIDA.
    Bjs

    GDB

    ResponderEliminar
  6. Gaby,

    não é por nada, mas acho que vais ter porblemas na aduana!!!!

    Bjs e obrigado pelo humor e por estar nesta viagem...

    ResponderEliminar
  7. Um Violoncelo reage ao toque
    Vibram as cordas, solta-se a melodia
    Das mãos escultoras das notas
    Saem afagos de sonora magia

    Uma alma reage aos acordes
    Um coração bate ao compasso
    Uma voz entoa dolentemente
    Um corpo deseja o abraço



    Um feliz fim de semana


    Doce beijo

    ResponderEliminar
  8. Adorei seu texto.

    Qta a neta que esta por vir,meus parabéns.

    Fim de semana de luz Gaby.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    O curioso deste tema é que ele revela o que de mais importante há dentro do coração...
    No seu coração estão a família e os cachorrinhos...Tão lindo!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Gaby, por isso eu coloquei a familia como um item, rs, tb nao poderia ficar tantos anos fora, seria enlouquecer...

    ResponderEliminar
  11. Maravilhosa a participação e desapegarnos é difícil,né?beijos,chica

    ResponderEliminar
  12. Gostei da alegria desse post.
    Beijos

    E boa ilha para a família

    Chris

    ResponderEliminar
  13. imagina??? eu realmente tentei pensar aki no que levaria, mas ainda to mto na duvida hehehehe bjkss

    ResponderEliminar
  14. Oi Gaby! Parabéns pela escolha!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  15. Gostei! Rebeldia total! Não vá!
    Ou vá e volte! Vc realmente não está presa!
    Parabéns!

    Estou participando! Abraços!

    ResponderEliminar
  16. Meu querido GDB,

    Os óculos terias que levar, obrigatóriamente!
    "Liverdade"? Pois é, a tecla do B é mesmo ao lado da do V...

    Bjs, bjs, bjs.

    ResponderEliminar
  17. Gabi, o Daniel é o meu filho. Ele tem um blog, e hoje cedo ele esteve por aqui antes de mim, ele nao é meu marido, hahahahhhaah!

    Eu o incentivo a manter o blog porque assim é uma maneira dele ficar em contato com a lingua portuguêsa já que somos uma familia brasileira e alema. Hoje ele tinha que se concentrar muito para ler em português e entender. Traduzi muita coisa para ele e ele mesmo escolheu as respostas que ele queria escrever. É assim, que estou alfabezizando menino de 10 anos na nossa lingua. O Edu, tem-nos dado muita forca neste aspecto e quando o tema é assim quaaaaaaase uma brincadeira, entao permito que o daniel participe. Obrigada pela forca, ele está todo prosa com tantas visitas e seguidores que ele ganhou hoje.

    Obrigada e boa noite, aqui já é quase noite e ainda nao consegui passar na aduanda, pois nao somente eu tenho excesso de bagagem como outras brasileiras tb, rs.

    ResponderEliminar
  18. Bacana demais!
    Você foi bem divertida e humor é sinal de inteligência, dizem os "grandes escritores, alguns da academia brasileira de Letras e também, do MUNDO! E você teve humor! Muito humor, eu, não quis dizer que não ia, e também não torturaria ninguém dos meus obrigando que ficassem comigo por 10 anos presos numa ilha. Por isso o Amaury, entendeu? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Claro que ele pode dar umas voltinhas com você! O Amaury é d +++++++++++++++++++++++++++! kkkkkkkkkkkkkkkk

    beijos, CON

    ResponderEliminar
  19. Adorei o post. Mas há escolhas difíceis pra um tempo tão longo.Mas é uma forma de pensar as prioridades.
    Adorei suas respostas.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  20. Muito bom amiga, entendo seu dilema! rs
    Fico feliz que tenha uma familia tao querida!

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Amigos,

    Tenho que ir ao supermercado e já volto (descobri um aqui na ilha, se for bom, passo a palavra).
    Estou a responder a todos nos respectivos blogs e ainda estou a visitar outros... Já tenho os olhinhos em bico!!!
    Mais logo, vou viajar novamente pelos posts. Tenho-me divertido imenso!

    Bjsssss.

    ResponderEliminar
  22. Oi Gaby,
    Ótima sua lista!
    Também estou levando a família toda.
    Abraços,
    Fatima

    ResponderEliminar
  23. bommm...vais ou não vais? e como planta ou objecto? decide-te!!! :)
    e eu que levo o rádio a contar que nos enviassem notícias de casa? ahahahahah
    tou farta de rir

    ResponderEliminar
  24. Olá Gaby.
    Visitando teu blog pela primeira vez (dando uma volta pele ilha) mas mais logo vou voltar para apreciar.
    Complicado amiga, tantos anos e tão pouca coisa, afinal ilha chega um mês rsrsr.
    Mas é assim, vamos cumprir.
    Beijoca.
    Nely.

    ResponderEliminar
  25. se era para comentar não era preciso dizer porque o código do não comentar é outro: apaga isto.

    ahahahahahahahah... só rir, tb vou sair e volto mais logo.
    Podes aceitar nos comentários sff ahahhaahahha

    ResponderEliminar
  26. Gaby, adorei tua lista!
    Está entre as minhas preferidas!
    Quem tem o coração cheio de boas coisas é assim...toda cor de rosa!rsrsrs
    Prazer em estar aqui!
    Lobba de France!

    ResponderEliminar
  27. Gabi, Valeu pela dica.
    Como vc e vários insistiram que eu leve o Marido, estou revendo minha lista e levarei tudo em uma mala.
    O marido é a própria mala.
    Tá bom assim?
    bjinhos.

    ResponderEliminar
  28. Muito legal tua participação nesta tertúlia ...parabéns!
    Um beijão!

    ResponderEliminar
  29. Amiga estou aqui... Só que estou triste...
    Não me levaram na vossa mala,hóhóhó..
    Não percebo muito ou nada, disto das tertulias mas que estou a achar uma gracinha...ehehehe
    Gostei das suas 5 escolhas,agora tenho que ir fazer a janta,passo mais tarde ..

    Na Sala de Miminhos tem um mimo para si Amiga,passe lá.

    Bjinhos e boa estadia nessa ilha...

    "Sonh@dor@

    ResponderEliminar
  30. Ellen,

    Os ares da ilha já me estão a dar a volta à cabeça, lol!!!!!
    Bjssssss.

    ResponderEliminar
  31. Viu que sou precavida né...rsrsrs
    Aparece lá na minha ilha que te empresto os óculos ok? Tomara que sirva!rsrsrsrs
    Beijo minha linda!

    ResponderEliminar
  32. Oi Gabi, vc levou até o neto na barriga??? kkkkkkkkkkk..... eu deixei minha filha pq deixa-la presa numa ilha por 10 anos de sua vida... é judiação. Nós combinamos que ela iria me visitar.
    Adorei tua visita
    é minha primeira tertulia, adorei!
    bjs da Lu

    ResponderEliminar
  33. Gaby, bonita a sua participação. O tema é difícil de ser desenvolvido, ou melhor, de mencionarmos nossas opções, pois são meramente suposições, os famosos "se".
    Um abraço, e feliz final de semana.

    ResponderEliminar
  34. Gaby: Na hora de H é mesmo difícil a escolha, especialmente quando se trata de seleccionar membros da família e amigos.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  35. adorei sua sinceridade e suas escolhas. realmente 10 anos é muita coisa, não acha???
    tbm estou participando, dá uma olhadinha por lá,

    bjocas

    ResponderEliminar
  36. Super bem feito, pensado e escrito, enfim, era de esperar.Adorei.

    ResponderEliminar
  37. Já vi lá no Varal ainda ontem :)
    Tenho saudades de um cozido à Portuguesa. Onde vamos come-lo? :)))

    ResponderEliminar
  38. Linda, quando há amor, pra tudo tem um jeitinho... O Edu é gente boa, ele com certeza, deixará voce levar todos o que quiser!
    Família é extremamente necessários pra nossa sobrevivência!
    Somente hoje consegui ficar na frente do computador pra ler as postagens dos amigos...
    Essa Tertúlia foi demais!
    Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  39. O que vale é que já arrajei maneira de voltarmos...

    ResponderEliminar
  40. Uma lista completa e lá nos encontraremos para uma grande festa à conta da musica ouvida pelo rádio da ellen!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  41. Olá estou visitando este expressivo espaço. Parabéns pelo excelente trabalho mostrado. Ótima particiação, gostei da alegria e do bom humor, uma maravilha de texto, valeu ter passado aqui. Feliz e honrado por sua amizade. Quero avisar que tem um “PRÊMIO” esperando por você lá no Blog, não demore! Aguardo por sua visita. Sinta-se em casa. Acredito aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Votos de um alegre fim de semana, muita paz, saúde, brilho, bênçãos, proteção e sucesso. Que Deus seja luz presente no nosso caminhar. Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderEliminar
  42. Adorei, Gaby!
    Que texto divertido, apesar das lamentações! Umas lamúrias deliciosas de se ler!
    Um cheiro!
    =*

    ResponderEliminar
  43. MANA GRANDE LOUCURA, ESTA DA ILHA, MAS 10 ANOS NÃO SÃO NADA E VAMOS DESCANSAR ,PORMO -NOS DE MOLHO NAS AGUAS QUENTES A CORTAR NA CASACA ....LOLOL .CLARO QUE TENHO A BECAS A MAIS , MAS COMO TU DIZES, CAO NAO É PESSOA NEM OBJECTO PORTANTO NAO CONTA. E CLARO TAMBÉM QUE O EURIKITO FAZ CABANAS PARA TODOS MAS CONHECENDO A ESPÉCIE EU FICO AO SOL E À CHUVA LOLOL ESTÁS A COMPRENENDER -ME? QUANTO AO CORO CLARO ESTOU A CONTAR CONTIGO ... BJS .

    ResponderEliminar
  44. 10 anos passaram depressa, rsssss!!!!
    A todos os que me acompanharam nesta viagem, OBRIGADA!
    Visitei muita gente e muita gente me visitou. Fiz muitos amigos.
    Foi ÓPTIMO!!!
    Bjssssss a todos.

    ResponderEliminar
  45. Gabriela,

    Ficou enjoada com a viagem? Muito chato quando viajamos e ficamos sentindo esse embrulho. Rebeca e Eu estamos oferecendo um selo lá no nosso blog e com o devido Néctar do amor embutido nele.

    Irei passar o link:

    http://nectar-da-flor.blogspot.com/2009/05/selo-viajamos-lendo-seu-blog.html

    Não deixe de nos visitar a casa vai estar aberta.

    Até.

    Jota Cê


    -

    ResponderEliminar
  46. Minha amiga Gaby voltando para agradecer sua simpatia, atenção e gentileza. Honrado por sua amizade. Muito obrigado pelo café com sorriso já estou levando, é muito saboroso, parabéns. Gostei, mas uma vez meu muito obrigado pelo mimo, você é especial. Gosto de passar aqui, seu trabalho é muito bom e repleto de boas energias. Sucesso, paz e proteção, tenha um bom domingo, fique com Deus. Forte abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderEliminar
  47. Olá amiga. As escolhas até são normais, mas o comentário sobre aquilo ou aqueles que ficam, é delicioso. É preciso encarar as coisas como elas são, quando nos é proposto um tema desta "envergadura" há que responder com a mesma moeda. É engraçado a forma como cada um de nós imagina aquilo que precisava para passar 10 anos numa ilha deserta... Dado que as hipóteses de isso acontecer são poucas ou nenhumas, há que "gozar" com a situação, penso que foi isso mesmo que quase todos fizemos. Tudo de bom para si.

    ResponderEliminar
  48. Está bonito esse texto amiga,e conheço essa praia da foto hihihi,onde estão não sei se os filhos,isso é em sesimbra,mas eu preferia mesmo a ilha ahah!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar